A inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado. Refere-se também a novos processos, métodos de marketing ou modelos organizacionais.

Tipos de inovação

Incremental: Quando existe melhoria no que se faz e/ou aperfeiçoamento do modo como se faz, por acrescentar novos materiais, ou desenhos ou embalagens que tornam mais práticos produtos ou processos já anteriormente existentes, ou ainda acrescentando utilidades diferenciadas ou melhoras evidentes que os tornam mais desejados pelos seus clientes/ consumidores, portanto mais competitivos.

Radical: Quando as novas ideias resultam em produtos ou processos totalmente novos, que antes não existiam no mercado. Pode provocar uma ruptura estrutural com o padrão anterior, estabelecendo novas indústrias, novos setores, novos mercados.

Já, os diferenciais não se referem, necessariamente, a produtos inovadores, mas sim de aspectos relacionados aos produtos que o tornam superior como: confiabilidade, melhor desempenho, preços mais acessíveis, rapidez de resposta e outros.

Inovação

Deixe uma resposta