“Produções maiores, mais complexidade na história e com os personagens – Bem-vindo à nova era das séries!”

As séries representam atualmente a maior tendência do mercado televisivo. O aumento na demanda de consumo estimula o mercado a inovar. Com público cada vez mais exigente, os seriados e a nova maneira como são desenvolvidos e tratados tecnicamente são o trampolim para essa ascensão.

As novas plataformas e canais são fatores importantes, possibilitando que mais pessoas tenham acesso não somente a esses tipos de produções, mas também possam decidir o que querem ver, onde ver, e quando ver. O aumento na oferta de séries trouxe gêneros para todo tipo de público, como os fãs de super-heróis, de comédias românticas, investigação, entre outros. Entre tantas opções, a audiência se torna mais rígida com o conteúdo e, por isso, está cada vez mais buscando informações sobre ele.

As pessoas estão mais viciadas em séries. “O público consome muito mais cultura audiovisual de qualidade do que há alguns anos. Como qualquer vício, entretanto, tem seus riscos: transformar a experiência de assistir em uma competição, esquecer de fazer algumas coisas ou até brigar com o companheiro ou companheira por ver um capítulo sem esperar que o outro chegue em casa” comenta Diana López, co-roteirista do documentário “A Bolha Catódica”.

 O público está, inclusive, preferindo este tipo de produção aos filmes, já que,  normalmente, existe um limite de tempo (90 a 120 minutos) dentro do qual o filme pode desenvolver a história e os protagonistas, enquanto as séries dispõem de mais tempo para aprofundar os personagens e enriquecer o enredo. Assim, o público constrói maior afinidade com os personagens, pois consegue acompanhar, por maior período de tempo, sua história e vida.

O nível de produção das séries foi elevado, e as empresas tendem a priorizar a autenticidade e plausibilidade, sem se importar mais se haverá um final feliz ou não na história contada. Os personagens também são mais elaborados, não sendo exclusivamente bons ou ruins, mas baseados na condição humana, na qual todos somos capazes de quase qualquer coisa.

A qualidade do roteiro, a complexidade dos personagens e o nível de produção tornam os seriados mais interessantes. Portanto, a previsão é aumentar ainda mais essa demanda, tendo em vista a facilidade de encontrar qualquer série nas mais diversas plataformas.

Autora: Taísa Teixeira

 Referências:

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/03/27/cultura/1427481479_992620.html

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-as-series-estao-mudando-a-tv-e-o-cinema/

A Era das Séries
Classificado como:                                
%d blogueiros gostam disto: