HACKATHON é um desafio no estilo de uma ”maratona de ideias” onde participantes trabalham em equipes para resolver um problema real de maneira rápida e eficiente.

HACKATHON AGROTECH – FATEC JAHU 2019 – INOVA CPS

EIXO TEMÁTICO:

Agronegócio – Logística e Tecnologia – AGROTECH

Relação da Cadeia de Insumos para Produtores de Leite de Búfala

“Tudo o que um fazendeiro fez ou pensou em fazer se transformou completamente nos últimos 10 anos.”
David Friedberg, founder da Climate FieldView


TEMA MOTIVADOR

Problemas/Oportunidades, nas EMPRESAS DE AGRONEGÓCIOS, que remetem à soluções em Tecnologia, Automação, Internet das Coisas, Big Data, criação de mecanismos de comunicação, digital ou não, troca de mensagens, padronização de conteúdos, modelos e painéis analíticos.

O Tema Geral proposto pelos desafiadores está relacionado a GRUPO DE COMPRAS ou seja:

  • Pessoas ou Empresas com Interesses comuns se juntam e barganham compra em volume maior e assim GANHAM EM ESCALA;
  • Dividem custos logísticos;
  • Estruturam um processo de compra juntando a demanda comum, reduzindo custo do produto e operacional;
  • Visão Associativista.

Listamos a seguir alguns desafios que servem como “questões motivadoras” para construir e apresentar a problemática a ser avaliada na geração de ideias:

Desafio 1 – Compras Conjuntas – Grupo de Compras – Associativismo.

Desafio 2 – Logística no Agronegócio.

Algumas questões serão formuladas após a apresentação dos DESAFIADORES.

PARTICIPANTES – DESAFIADORES

  • LATICÍNIO BÚFALA ALMEIDA PRADO (CONFIRMADO)
  • PRODUTORES DE LEITE DE BÚFALA FAZENDA RIO PARDO (CONFIRMADO)
  • FORNECEDORES DE INSUMOS (REGIÃO DE JAÚ)

Os participantes DESAFIADORES deverão discorrer sobre seus negócios, suas necessidades e problemas, principalmente os temas que sugerimos a seguir:

Produtores de leite de Búfala (necessidades, orçamento, dificuldade com tecnologia, dia a dia)

Fornecedores de insumos (como imagina sua participação, facilidades que possui, dificuldades que podem haver)

Laticínio (qualidade do que precisa e impacto)

EQUIPES

As equipes serão compostas de 3 até 5 Integrantes. Poderão participar estudantes das FATECs e ETECs. As equipes DEVERÃO ser multidisciplinares, contendo OBRIGATORIAMENTE:

1 integrante que Cursa SI ou GTI ou Sistemas (ETEC)
1 integrante que Cursa Logística ou Agrícola (ETEC)

Os demais integrantes poderão ser de outros cursos da Fatec e Etec.

Os Alunos deverão estar regularmente matriculados
na FATEC  ou ETEC.n

As inscrições poderão ser em Grupo (Equipe) ou Individual, nesta última estaremos desenvolvendo dinâmica para separação em Equipe. Prioritariamente devem ser inscritos em Equipe, somente acataremos inscrições individuais caso não sejam formadas as equipes programadas.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

Até dia 21/08 as equipes deverão se inscrever, apontando o nome de todos os participantes e a que curso pertencem, dentre outros dados que serão solicitados no Formulário.

A Comissão irá avaliar a composição e deliberar sobre o aceite ou não de cada Equipe.

Todos receberão e-mail de Aceite ou não.

TUTORES

Os Tutores serão Professores das FATECs e ETECs voluntários que possam auxiliar no uso das ferramentas e metodologias para construção dos Entregáveis objeto do HACKATHON.

MENTORES

Algumas Empresas e profissionais da Área serão convidados a participar como Mentores, bem como professores voluntários das FATEC´s e ETEC´s que tenham formação ou expertise na área.

Empresas confirmadas que farão Mentoria:

  • GeoFlorestas Soluções Ambientais – (São José dos Campos – SP)
  • SIALOG – Logística com Lógica (Barra Bonita – SP)
  • Laticínio Búfala Almeida Prado (Bocaina – SP)

Os MENTORES estarão revezando sua participação nas Equipes avaliando os Trabalhos e os participantes

“As Empresas terão a oportunidade de entender os principais Problemas dos DESAFIADORES e poder coordenar atividades em suas divisões de P&D para atender estas demandas.”


LOCAL E DURAÇÃO:

O HACKATHON será realizado no Campus da FATEC JAHU, Auditório principal e Prédio Inova.

Data Prevista: 31 de Agosto e 01 de Setembro de 2019

24 HORAS DE DURAÇÃO – SEM INTERRUPÇÃO

  • Início no sábado pela manhã e término no domingo pela manhã, internados.

PROGRAMAÇÃO PREVISTA

  • Sábado – Período da manhã:
    • 08:00 horas – Credenciamento e Wellcome Coffee
    • 08:30 horas –  Desafiadores expõem os problemas e tiram dúvidas
      • Formulação das questões a serem respondidas sobre Compra Conjunta.
  • Período da Tarde:
    • 14:00 horas Brainstorm com Tutoria e Mentoria, validação de intenção (até as 20 horas)
  • Noite/Madrugada
    • 20:00 horas – Desenvolvimento das soluções
  • Domingo – Período da manhã:
    • 07 horas –             demo your hack – apresentação das Soluções.

INSCRIÇÕES

As inscrições das Equipes deverão ser feitas pela Internet, através do Link a seguir:

A partir do dia 22/08, caso não completem as vagas por equipe,  serão aceitas inscrições individuais para participação e a composição das equipes fica a cargo da Comissão Organizadora.

CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÃO INDIVIDUAL (será liberado a partir do dia 21/08, caso não complete as equipes)

O prazo final para inscrição individual é dia 22/08/2019, até as 17:00 horas

Número total de Equipes e Participantes: 5 Equipes, 25 Participantes.

Não haverá taxa de inscrição.
Cada componente do grupo receberá Certificado de Participação.
Os Participantes concordam que “NÃO PODERÃO SE AUSENTAR DO EVENTO DURANTE SUA REALIZAÇÃO” , serão 24 horas sem interrupção para a entrega das Soluções propostas.

DINÂMICA DO DESAFIO


Figura 1 – Jornada do Produto – Exemplo para a dinâmica do HACKATHON

Entenda-se por “Decisão de Compra” a aceitação da IDEIA como resposta a necessidade ou solução ao problema apresentado, resultando na Solução (Entregável) que será entregue através de Apresentação do:

  • Protótipo Navegável ou Funcional e
  • Jornada do Usuário (Workflow) do processo Logístico.

ENCERRAMENTO

Ao final, os Desafiadores e Jurados deverão apontar 1 (Uma) Equipe vencedora, a que apresentou a solução melhor aderente aos desafios apresentados.

Premiação e Encerramento Oficial.
Os prêmios serão divulgados na semana do Evento.

Os Desafiadores poderão, a critério legal, contratar a solução ficando de inteira responsabilidade a contratação efetiva e honorários que possam ser negociados.

ALGUMAS REGRAS

  1. As soluções apresentadas deverão ser palpáveis (demonstráveis), não necessariamente precisam ser inéditas, e preferencialmente devem usar tecnologia ABERTA, “OpenSource”, se for o caso;
  2. Deverão ser construídos um protótipo e a Jornada do Usuário (através de workflow, com pictórico), como resultado do Hackathon, a não entrega de qualquer um dos dois itens desclassifica a Equipe.
  3. As equipes deverão ser multidisciplinares (técnico, superior, tecnológico), e os participantes motivados para o desafio, criativos e capazes;
  4. Apesar da prévia divulgação dos desafios, as soluções deverão ser elencadas, negociadas e definidas no local do evento (o jogo acontece lá). Não será permitido trazer para o Hackathon a solução ou parte dela já finalizada;
  5. Alguns recursos serão disponibilizados pela organização para execução dos projetos. Os participantes poderão levar Notebooks e Smartphones para utilização (não serão disponibilizados estes equipamentos por parte da organização);
  6. Nenhum participante poderá se ausentar do local do Evento, mesmo no período da noite;
  7. A INOVA CPS instituiu o “Regulamento para Eventos do tipo Hackathon” e este evento está em conformidade com o mesmo;
  8. Quaisquer mudanças ou decisões omissas a este, serão determinadas pela Comissão Organizadora.
  • Preferencialmente os Integrantes obrigatórios devem estar familiarizados com “Jornada do Usuário”, WORKFLOW, Prototipação de Software e Aplicativos web.
  • Ofereceremos workshop introdutório para estes conceitos e ferramentas.

Dúvidas e Informações procurar a Comissão Organizadora no Prédio do Inova CPS (NIC) da FATEC JAHU, ou o Coordenador de seu Curso, ou ainda pelo email do Coordenador do HACKATHON, prof. Guto Christianini – Jose.christianini@fatec.sp.gov.br