HACKATHON – CONCEITO

HACKATHON

Maratona de Desenvolvimento e Programação

É um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares, plataformas e sistemas de informação.

Com o objetivo de desenvolver soluções, a ponto de atender um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

HACKATHON – PARTICIPANTES

O HACKATHON PEIEX FUNDUNESP será realizado em conjunto com alunos matriculados na Fatec Jahu, no curso de Sistema para Internet e Gestão da TI, professores da unidade, bem como toda equipe técnica do Núcleo PEIEX Fundunesp.

A “maratona” tem como objetivo principal atender as empresas participantes do PEIEX Fundunesp, promovendo a elaboração de seus sites em curto prazo e sem custo de desenvolvimento, através da seleção de grupos de alunos da FATEC JAHU inscritos para participarem do projeto.

HACKATHON – REQUISITOS – Empresas

•     As empresas deverão:

  • Preencher um questionário de interesse em participar da Seleção (;

  • Selecionar e trazer os materiais básicos para criação do site, fotos e textos que possam ser utilizados na versão a ser liberada (pendrive);

  • Ter espaço já planejado para publicação na internet (on line) ou contratar logo após o término;

  • Preparar um apresentação sobre seu negócio, mercado, ideias e produtos que possam dar diretrizes aos participantes do HACKATHON.

  • Estar disponíveis para participar na data e nos horários indicados para o desenvolvimento, bem como, responder as demandas da equipe em tempo real durante o evento (48 horas).

  • Observação – As Empresas serão selecionadas pelos Consultores PEIEX.

HACKATHON – REQUISITOS – Equipe Alunos

•     Os alunos deverão:

  • Montar equipe de no mínimo 2 e no máximo 4 integrantes e se inscrever no site que será indicado (Inscrição de Equipes Alunos), preenchendo as informações solicitadas;

  • Participar do workshop de nivelamento de conhecimento para o HACKATHON, na data e hora indicadas;

  • Possuir competências de design, comunicação e estruturação de sites, e conhecimentos básicos de WordPress, sua estrutura, plugins e temas;

  • Comparecer no HACKATHON, no dia e hora indicados e participar ativamente das ideias e apresentações.

  • Observações:

  • Não poderão abandonar o Projeto no meio do HAKATHON e deverão entregar um MPV (mínimo produto viável) do Site em 48 horas, em 2 idiomas.

  • Usarão seus próprios equipamentos e terão acesso a internet durante os trabalhos.

DESAFIO DO HACKATHON

DESENVOLVER UM SITE EM 2 IDIOMAS,

DE ACORDO COM OS REQUISITOS EM 48 HORAS

 

 Inscrição de Equipes (Alunos) – Clique Aqui

PROCESSO DO HACKATHON

  • •                  INSCRIÇÃO DAS EMPRESAS E DOS GRUPOS DE ALUNOS
  • •                  ANÁLISE E SELEÇÃO (EMPRESAS E ALUNOS)
  • •                  WORKSHOP NIVELAMENTO E REGRAS
  • •                  APRESENTAÇÃO DOS REQUISITOS
  • •                  IDEIAÇÃO – CRIAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROTÓTIPO – WIREFRAME
  • •                  DEFINIÇÃO DO ESCOPO – 48 HORAS
  • •                  DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO
  • •                  ENTREGA DO PRODUTO

HACKATHON – MENTORIA

•     Professores e Profissionais serão indicados para Mentoria e participação, e estarão a disposição durante o HACKATHON em tempo real, seja por whatsapp ou email;

•     As equipes e empresas poderão se reunir durante o HACKATHON com a anuência do Mentor;

•     Todas as comunicações deverão ser informadas aos mentores, principalmente as que geram análise e são entregáveis dos Projetos;

HACKATHON – DO PRODUTO FINAL

•     Deverá ser um SITE em WORDPRESS, que é distribuído sob a licença GNU – General Public License – ou seja, é gratuito. Atualmente é o aplicativo de gerenciamento de conteúdo mais utilizado no mundo, pois suas facilidades de uso e devido a sua capacidade de extensão, através dos plugins, torna o adaptável para qualquer tipo de negócio.

•     Responsivo; (escolher temas que possam ter essa facilidade)

•     2 idiomas (Português, mais a possibilidade de escolher outro idioma);

•     Plugins free; (versão free)

•     Temas free; (versão free)

•     Hospedado ou portável para o provedor;

•     Será entregue em “Deploy” (instalado e operacional) onde a Empresa determinar.

HACKATHON – AGENDA

•     A PARTIR DE 13/10/2017 – DIVULGAÇÃO DO HACKATHON

•     Até dia 20/11/2017 (até as 12 horas) – INSCRIÇÃO DAS EMPRESAS E GRUPOS

•     Até dia 20/11/2017 – SELEÇÃO DAS EMPRESAS E EQUIPES

•     DIA 21/11/2017 – Análise dos COM GRUPOS

•     DIA 21/11/2017 –Análise das Empresas EMPRESAS e dos Materiais das Empresas

•    DIA 25/11/2017 – HACKATHON –

•     INÍCIO AS 08:00, ETAPA DE DEFINIÇÃO ATÉ AS 13:00 HORAS; (SÁBADO)

•     DIA 27/11/2017 – ENTREGA FORMAL – AVALIAÇÃO (SEGUNDA-FEIRA)

HACKATHON – OBSERVAÇÕES

•     As regras serão passadas para cada Equipe e para as Empresas;

•     Todas os membros de equipe receberão certificado de participação;

•     As empresas poderão contratar  participantes das equipes como estagiário para dar continuidade no Produto;

•     Tudo que for produzido será considerado como Open Source, livre, não podendo ser cobrado nenhum direito autoral;

•     Somente poderão participar Alunos dos Cursos de Sistemas para Internet (a partir do 3º Semestre) e Gestão de TI (a partir do 4º Semestre). (Validação pela coordenadoria de cada curso)