Você já tomou Big Data no café da manhã?

A cada dia que passa nos impressionamos com o número de novos dispositivos e suas funcionalidades anunciados pelas empresas de tecnologias. Os exemplos são muitos e podemos citar os principais utilizados no dia a dia: Smartphones, Smart TVs, Smarthouses, Smartwatchs, roupas e sapatos inteligentes mais conhecidos como tecnologia vestíveis, ou melhor, Weareble.

Todos esses dispositivos estão diretamente relacionados com a IOT (Internet of Things) do inglês Internet das Coisas, que consiste basicamente em uma tecnologia em prol de conectar os mais diversificados tipos de dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia como os aparelhos eletrodomésticos, os eletroportáteis, máquinas industriais e os meios de transporte.

Como controlar esse enorme volume de dados gerados diariamente por esses dispositivos no mundo? Seria quase impossível manipular e tomar decisões de forma tão rápida de como armazenar cada informação gerada humanamente. O Big Data (Mega Dados) é uma tecnologia que permite, por meio de um software de Inteligência artificial, por vezes mencionada pela sigla em inglês AI – artificial intelligence, realizar esse trabalho de forma automática e dinâmica, da melhor maneira possível.

O Big Data se baseia em 5 V’s : velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. Partindo desse conceito o Big Data é o meio mais robusto e eficaz quando precisa-se trabalhar com um grande volume de dados. Segundo o website Tecnologia, esse volume passaria do zettabyte em 2016. Com o avanço da tecnologia e dos mais diversificados tipos de dispositivos, tudo segue para que, através do Big Data, sua xícara de café, por exemplo, possa se comunicar e ser facilmente identificada em uma rede de computadores.

Autor: William Gabriel do Nascimento

Referências: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/voce-sabe-o-que-e-big-data-tecnologia-que-pode-monitorar-sua-vida-ja-movimenta-us-70-bi-no-mundo.html

https://tecnologia.terra.com.br/internet/trafego-de-dados-na-internet-ultrapassara-o-zettabyte-em-2016,024bfe32cdbda310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

O que é Big Data?
Classificado como:                                    
%d blogueiros gostam disto: