Antes de se iniciar um projeto de negócio, o empreendedor deverá ter a certeza que seus métodos e estratégias são eficientes, resolvendo todas as necessidades do mercado que se pretende atingir, concluindo seus objetivos, os quais devem estar claros e bem definidos.

Em relação ao prazo de desenvolvimento de eventual projeto de negócios, o ideal é evitar prazos precisos, sem antes saber a quantidade de tempo que realmente será necessária para que determinado projeto seja desenvolvido. Assim, devem estar bem definidas quais metas precisam ser atingidas em determinado prazo.

Além de organizar seu tempo, o empreendedor deverá contar com uma equipe de desenvolvedores preparada, devendo ele saber como bem utilizar as habilidades dos profissionais contratados, para que assim se tenha uma boa administração e gerenciamento de pessoas, de modo a motivá-las e auxiliá-las no que for preciso.

Ser estratégico no que irá utilizar, não desperdiçar tempo e buscar ferramentas que aumentem a produtividade da equipe são tarefas fundamentais ao empreendedor. Contudo, não se pode esquecer que, apesar das habilidades necessárias serem um pouco escassas, muitas ferramentas estão sempre disponíveis para otimizar o desenvolvimento do trabalho.

Estar pronto para lidar com uma quantidade exorbitante de dados, tentar classifica-los por seus conceitos e manter os dados organizados, sempre ajudará o gerenciamento das atividades. Logo, é muito importante encontrar os meios de armazenamento e de processamento de dados que sejam mais econômicos e eficientes para torna-los dimensionáveis.

Um dos passos mais desafiadores é se responsabilizar pela quantidade de fontes que irão disponibilizar os dados, utilizar ferramentas que podem integrar com as estruturas que se pretende analisar e ter uma boa qualidade de dados para, então, tornar mais ágil o respectivo processo, possibilitando a execução das tarefas mais difíceis.  Utilizar a tecnologia analítica de streaming e uma infraestrutura lógica para gerenciar os dados de determinado projeto, pois a combinação dos dados de streaming em tempo real e dos seus dados históricos geralmente aumentam a capacidade de previsão da análise. Assim, alguns dos dados somente terão utilidade se estiverem fluindo constantemente nos sistemas.

É preciso, portanto, manter o nível de qualidade dos dados, para que se obtenha um maior número de dados analisados, tornando-os mais confiáveis e seguros.

Devido à grande quantidade de informações que serão manipuladas e virão de diferentes condições e requisitos, é preciso considerar o que irá se tornar anônimo com base na política de segurança.  Proteger os dados por meio de criptografia e controle de quem pode acessá-los, contribuirá para a manutenção da segurança pois, assim, haverá o mascaramento dos dados com as regras predefinidas, todas as vezes que alguém for migrar ou inserir informações nos respectivos ambientes de desenvolvimento e teste.

Nesse sentido, utilizar recursos tecnológicos que irão agilizar como os dados são analisados e manipulados acaba tornando o processo mais eficiente e, assim, você estará mais preparado para administrar o grande desafio relacionado aos dados.

Autor: Nícolas de Almeida

Adaptado de O grande livro de Big Data

http://www.nicinovajau.com.br/moodle/pluginfile.php/427/mod_resource/content/1/O_Grande_Livro_BIG_DATA.pdf

Sugestões para que se alcance o sucesso de um projeto de Big Data
Classificado como:                    
%d blogueiros gostam disto: